13as Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente

No quadro da sociedade e da economia do conhecimento, a sustentabilidade das atividades humanas e dos territo?rios exigem mecanismos e medidas cuja eficie?ncia e efica?cia dependem da capacidade poliítica, social, econo?mica, te?cnico-cienti?fica e tecnolo?gica, mas, acima de tudo, organizacional. A apreensa?o e a gesta?o da realidade visam o equili?brio dos interesses sociais, o desenvolvimento econo?mico e a conservac?a?o ambiental no quadro da complementaridade de espac?os, atividades, usos e func?o?es presentes no territo?rio.

Neste contexto, o caráter multidisciplinar e a abordagem holi?stica e siste?mica que carateriza as Cie?ncias Ambientais assume um papel de relevo na resposta aos desafios relacionados com as alterac?o?es clima?ticas, a escassez de recursos e no alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustenta?vel (ODS).

A I&D+i e o ensino de pre?-graduac?a?o (CTeSP em Riscos e Protec?a?o Civil; CTeSP em Turismo Rural e da Natureza), de licenciatura (Engenharia do Ambiente e Geoinforma?tica) e mestrado (Engenharia do Territo?rio e do Ambiente) na ESA-IPVC acompanham os avanc?os te?cnico-cienti?ficos e as necessidades dos estudantes e da sociedade para responder aos desafios e potenciar oportunidades do desenvolvimento inteligente e sustenta?vel. Neste a?mbito a ESA-IPVC desenvolve e aplica conhecimento nas a?reas da geoinforma?tica, dos sistemas so?cio- ambientais, da gesta?o de recursos naturais, na implementac?a?o e auditoria de sistemas de gesta?o, em (eco)tecnologias para a protec?a?o e valorizac?a?o ambiental, na avaliac?a?o e gesta?o de riscos naturais, bem como em instrumentos legais e tecnolo?gicos de planeamento e gesta?o territorial, desenvolvimento, inovac?a?o e seguranc?a territorial.

As 13as Jornadas em Cie?ncias e Engenharia do Ambiente visam: i) apresentar e discutir temas atuais sobre processos centrais e transversais a? natureza e aos objetivos destas a?reas de i&D+i e ensino por individualidades de reconhecido mérito académico e profissional; ii) divulgar publicamente os objetivos e resultados das atividades de ensino e I&D+i promovidas na ESA- IPVC; iii) e reconhecer e homenagear o mérito acade?mico e profissional de alumni, projetos de empreendedorismo ambiental, bem como o apoio e colaborac?a?o de entidades parceiras da ESA- IPVC nestas a?reas de ensino e trabalho.

O Programa inclui a organizac?a?o de tre?s workshops (20 de novembro) e de um semina?rio te?cnico- cienti?fico com paine?is de comunicac?o?es orais e poster (21 de novembro).

2023-11-21

Find out more